As promoções no varejo começam muito antes do período de vendas: é preciso analisar o estoque, negociar com fornecedores e planejar as ações – que devem gerar impacto e incentivar o público a comprar por impulso. Quando todos esses fatores estão alinhados, é possível colocar em prática campanhas de sucesso que geram ótimos resultados de vendas.
Entretanto, transformar essa estratégia em ações práticas pode ser um desafio para muitos empresários. Qual é a melhor forma de atingir o público de forma certeira? Como gerar bons resultados de vendas gastando o mínimo possível?
Neste artigo, listamos 5 formas de otimizar as promoções no varejo para potencializar os seus resultados de vendas. Acompanhe.
Como otimizar as promoções no varejo
Otimizar as promoções no varejo não precisa ser uma tarefa complicada. Com consciência sobre as melhores ações a serem executadas, você consegue levar o seu negócio a um fantástico desempenho de vendas. Veja algumas formas de garantir o sucesso das suas promoções:
- Faça um bom planejamento
Imagine que você inicie uma promoção, mas não consiga atender toda a demanda por falta de produtos em estoque. Ou, então, consiga começar a divulgação apenas 2 dias antes do início da promoção por falta de tempo para o planejamento. Essas são duas situações que afetam diretamente os resultados de uma ação promocional.
O passo inicial para otimizar as promoções no varejo é fazer um bom planejamento das ações que serão desenvolvidas. Veja os principais fatores que fazem parte dessa rotina:
- Objetivo da promoção. Você deseja fechar muitas vendas, divulgar novos produtos, conquistar novos clientes ou fidelizar os clientes antigos? A definição desse objetivo é importante para que você ajuste os detalhes da promoção de acordo com as metas buscadas.
- Produtos em oferta. A escolha dos produtos certos para colocar em oferta faz toda a diferença para o sucesso da promoção. Podem ser os mais vendidos, os que estão parados no estoque, os mais rentáveis, lançamentos ou – até mesmo – todos os produtos da loja.
- Formato da promoção. É possível oferecer descontos individuais nas compras, descontos progressivos, brindes, entre outras ações promocionais. Essa é uma decisão que deve ser feita no momento do planejamento das promoções no varejo.
- Duração da promoção. O tempo em que a sua promoção dura pode variar muito – desde algumas horas até um mês inteiro. Tudo depende dos seus objetivos, dos produtos comercializados e das características do seu cliente.
- Explore as datas comemorativas
As datas comemorativas são os momentos ideais para colocar em prática as promoções no varejo. Mais do que oferecer produtos temáticos, você pode explorar todo o sentimento de consumismo que toma conta do público nessas datas – tornando mais fácil gerar compras por impulso.
- Seja criativo e incentive a compra recorrente
Diversas promoções estão acontecendo neste exato momento entre as empresas varejistas da sua região. Em meio a uma concorrência acirrada, é fundamental que você seja criativo para se diferenciar – chamando a atenção do consumidor de forma efetiva.
Outra estratégia para elevar os resultados de vendas é explorar as compras recorrentes. Se você oferecer um cupom de 10% de desconto na próxima compra realizada até o final do mês, muitos dos consumidores voltarão a comprar da sua empresa dentro desse período – elevando os resultados da promoção.
- Invista no marketing digital
Grande parte dos seus clientes acessa a internet diariamente, não é? Por essa razão, investir no marketing digital é uma ótima forma de ampliar o alcance das suas ações e gerar engajamento nas redes sociais (com curtidas, comentários e compartilhamentos). Essas ações no mundo digital podem atrair um grande número de pessoas para a sua loja durante a promoção.
- Não abra mão dos meios tradicionais de publicidade
Mesmo com todos os benefícios do marketing digital, as promoções no varejo ainda se beneficiam, e muito, dos meios tradicionais de publicidade – como panfletos e cartazes chamativos, que atraem a atenção de quem passa pela loja.
Para tirar o máximo desses materiais gráficos, você pode buscar por uma solução de terceirização de impressão de cartaz, que dispensa a contratação do profissional cartazista. Dessa forma, é possível reduzir os custos de execução e utilizar artes chamativas para atrair a atenção dos seus consumidores para as promoções realizadas.
Você gostou das dicas para otimizar as promoções no varejo? Gostaria de conhecer melhor o funcionamento da terceirização da impressão de cartazes? Então, conheça a ImportInvest e até a próxima.